Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

País

Senado aprova MPs que liberam créditos para BNDES e ministérios

Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (29) duas medidas provisórias (MP) que liberam créditos extraordinários. A MP 628/2013, transformada no Projeto de Lei de Conversão 04/2014, prevê a liberação de R$ 24 bilhões dos cofres do Tesouro Nacional para financiamentos de longo prazo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo é manter a oferta de financiamento para os programas governamentais, como o de Aceleração do Crescimento (PAC), o de Investimentos em Logística (PIL) e o de Sustentação do Crescimento (PSC) com juros menores. Nesse tipo de empréstimo, é cobrado Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

O PLV 04/2014 também transfere ao governo do Espírito Santo os ativos do Fundo de Recuperação Econômica do Espírito Santo (Funres), criado em 1969, para ajudar o estado a se recuperar da crise do café.

Já a MP 637/2013 libera R$ 2 bilhões em créditos extraordinários a diversos ministérios. O principal objetivo é manter programas de atenção a municípios atingidos por desastres climáticos, como enchentes e secas. Os recursos, que foram liberados em dezembro, foram utilizados para fins diversos como programas educacionais, obras de infraestrutura urbana e de escoamento agrícola, entre outros.

A MP 637/2013 não foi alterada e segue para promulgação. Já o PLV 04/2014 vai para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Tags: créditos extraordinários, lei de conversão, Medidas provisórias, plenário, tesouro nacional

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.