Jornal do Brasil

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

País

Líderes da Câmara cobrarão de Renan instalação de CPI mista

Portal Terra

Líderes partidários da Câmara dos Deputados vão cobrar o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), a instalação de uma CPI mista da Petrobras, na tarde desta terça-feira. Oposicionistas se reuniram por volta das 12h com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que disse aos parlamentares que os deputados não podem ficar de fora da investigação.

Na última quarta-feira, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instalação de uma CPI exclusiva para investigar a Petrobras no Senado, atendendo a um pedido da oposição. O governo pretendia ampliar o foco da investigação, na tentativa de atingir Estados governados pela oposição.

A guerra de requerimentos pela instalação de CPIs se estendeu para o Congresso, onde oposição e governo também pediram a criação de comissões mistas. Renan defendeu que a investigação poderia ser ampliada, mas a decisão da ministra foi no sentido contrário.

Renan Calheiros ainda não determinou a instalação da CPI no Senado alegando não ter sido comunicado oficialmente da decisão do STF. Ele anunciou, na semana passada, que recorreria da liminar da ministra.

No Congresso, o requerimento de criação da CPI mista foi lido no último dia 15, mas Renan decidiu esperar a decisão do STF para definir se a comissão seria ampla ou restrita à estatal.

Para o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), o peemedebista se omite ao não instalar a CPI. “Estamos vendo a omissão do presidente do Congresso Nacional, queremos comunicar a ele a responsabilidade que tem para instalar a CPI”, disse.

Após um encontro pela manhã, líderes da oposição se reuniram com o presidente da Câmara e comunicaram da decisão de cobrar o presidente do Congresso, Renan Calheiros. “A opinião (do presidente Henrique Alves) é que a Câmara não pode estar excluída da CPI quando 91% da população querem a apuração”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), em referência à pesquisa do instituto MDA divulgada hoje.

Segundo os oposicionistas, todos partidos da Câmara concordaram em se reunir com Renan Calheiros, exceto o PT e o PCdoB.

Tags: Petrobras, Renan Calheiros, camara dos deputados, comissão mista, cpi

Compartilhe: