Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

País

El País: As guerras de Dilma Rousseff

Coluna do jornal espanhol afirma que presidente perde popularidade

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou nesta quarta-feira (23) uma coluna de opinião afirmando que a presidente Dilma Rousseff está no meio de algumas "guerras" e perdendo popularidade. O autor relembra que Dilma já chegou a ter mais de 80% de popularidade e hoje tem 37%, segundoa última pesquisa do Ibope.

Uma das guerras seria a das UPPs, que estariam começando a perder para os narcotraficantes o território conquistado. Outra guerra seria aquela promovida pelos presos mais perigosos dos presídios de máxima segurança. Entretanto, outros conflitos seriam mais graves e determinantes para Dilma. O artigo aponta a luta contra a economia que patina e uma inflação que superará pela primeira vez o limite programado pelo governo, de 6,5%, como um deles. Outro seria a crise da Petrobras, que era a duodécima empresa mais importante do mundo e que, depois de perder 50% do seu valor na Bolsa de Valores, se encontra na posição 120ª e cambaleia por uma série de supostos escândalos de corrupção, com um de seus máximos diretores na prisão e outro destituído, os dois do PT.

Outro problema para Dilma, segundo o autor, seria que alguns dos líderes dos principais partidos aliados no Congresso começaram a deixar sinais de que estão preparados para apoiar um novo possível ganhador nas eleições. Outra guerra aberta seria o descontentamento dos cidadãos explicitado nos protestos que tiveram seu ponto alto em junho de 2013 e que ameaçam se repetir por causa da Copa do Mundo.

Tags: crise, Dilma Rousseff, Eleições, popularidade, presidente, problemas, protestos, reeleição, votos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.