Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

País

Depois de erro em pesquisa, Ipea nomeia substituto de diretor

Agência Brasil

Foi nomeado nesta quarta-feira (23) o novo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Suarez Dillon Soares. Ele vai substituir Rafael Guerreiro Osorio, que pediu exoneração do cargo depois que foi detectado erro na pesquisa "Tolerância Social à Violência contra as Mulheres".

O resultado da pesquisa causou reação da sociedade e a campanha Eu não mereço ser estupradafoi reproduzida por milhares de pessoas nas redes sociais. A nomeação de Sergei e a exoneração de Rafael Osorio foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Mestre e doutor em economia, Sergei Soares atualmente é chefe de gabinete do instituto, presidido pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri. Sergei é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea desde 1998, atuando nas áreas de desigualdade, pobreza, educação, discriminação racial e mercado de trabalho. No instituto, é responsável pela coautoria e organização do livro Os Mecanismos de Discriminação Racial nas Escolas Brasileiras.

Rafael Osorio deixou a diretoria há três semanas, quando o Ipea divulgou que os gráficos de duas perguntas da pesquisa sobre violência contra a mulher foram trocados. No final de março, havia sido informado que 65,1% dos entrevistados concordam que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas. O percentual correto é 26%.

Tags: diretoria, exoneração, ipea, nomeação, pesquisa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.