ASSINE
search button

Governo federal decide enviar técnicos para combate à dengue em Campinas

Compartilhar

O Ministério da Saúde vai enviar técnicos à Campinas (SP) para auxiliar no combate à epidemia de dengue, confirmou nesta quarta-feira (16) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O pedido feito na segunda-feira (16) pela prefeitura ocorre em função do alto número de casos da doença, 5 mil neste ano, além de 2 mil suspeitas.

A equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) vai intensificar a capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença no município. “O atendimento básico de saúde da cidade já supre bem as necessidades. Os técnicos não vão para fazer o básico, como controle de vetores”, declarou.

Para Jarbas Barbosa, o aumento de notificações de dengue que tem sido registrado em cidades como Campinas se deve ao período, que, tradicionalmente, já tem maior número de transmissões. “A próxima semana é o pico, todo ano é assim. Abril sempre tem mais casos que todos os outros meses do ano. É o ciclo da dengue”, disse ele.

O cuidado maior, destacou ele, precisa ocorrer nos municípios que não têm registrado transmissões nos últimos anos e que agora enfrentam o problema, principalmente por causa do novo sorotipo da dengue que circulou no ciclo do ano passado. “Tem que agir no sentido de combater o vetor”, disse Jarbas.

Em Campinas, explica ele, a prefeitura vai seguir a metodologia de prevenção do Ministério da Saúde, um instrumento que indica onde está o epicentro do criadouro do mosquito na cidade. “O prefeito tem que mobilizar, tem que haver um plano de contingência para evitar um surto”, disse.