Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

Vendaval deixa quase 100 mil sem energia no RS

Portal Terra

Uma forte ventania que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul neste sábado (12) deixou pelo menos 95 mil pessoas sem energia elétrica nas regiões Metropolitana, Central e Vale. De acordo com CEEE, o vendaval comprometeu 11 alimentadores no início da manhã, deixando cerca de 60 mil clientes sem energia.

A assessoria de imprensa do grupo informou que equipes de manutenção já havia conseguido reverter as falhas na distribuição em pelo menos quatro alimentadores no início da tarde. Às 15h, 37 mil clientes do CEEE continuavam sem energia elétrica. A companhia não estipulou um prazo para o retorno integral da energia.

Já a AES Sul informou que 20 mil clientes foram afetados pelo problema. “Devido à sequência dos ventos, não temos uma previsão exata do horário de retorno para estes clientes. Equipes já trabalham na normalização”, informou a empresa.

A RGE informou que foram registradas nas últimas horas interrupções na distribuição de energia elétrica em cidades nas regiões Zona do Celeiro, Alto Uruguai, Encosta Superior do Nordeste, Região das Hortênsias e Região do Vale dos Vinhedos.

Vendaval

Segundo a Climatempo, uma frente fria que se formou no Sul do Brasil neste sábado e um ciclone extratropical no mar, entre Argentina e Uruguai, estão avançando pela Região. No Rio Grande do Sul, a chuva mais intensa ficou concentrada nas áreas do Norte e Noroeste do Estado.

Por causa do ciclone, as rajadas de vento estão intensas, principalmente na região serrana entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelas medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma rajada de vento chegou a 113 km/h nesta manhã no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, serra catarinense. 

Na serra gaúcha, São José dos Ausentes registrou 90 km/h às 9h.Em Torres, litoral norte gaúcho, uma rajada chegou a 81 km/h. De forma geral, as rajadas estão variando entre 60 e 80 km/h nas outras áreas do Sul, e ainda continuam intensas ao longo deste fim de semana.

Tags: CEEE, energia elétrica, manutenção, Rio Grande do Sul, Ventos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.