Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

País

Dilma inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Serraria, no RS

A obra elevará o percentual do tratamento do esgoto de Porto Alegre para 80%

Agência Brasil

Dizendo-se "em casa", a presidente citou em seu discurso diversas realizações de seu governo em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. "É sempre um prazer estar de volta a Porto Alegre, onde morei por muitos anos. É um lugar em que eu me sinto casa", disse Dilma.

No discurso, a presidente destacou a parceria entre seu governo e as autoridades locais. "Essa parceria é uma conquista democrática e republicana do Brasil", disse Dilma, que lembrou de quando trabalhava na prefeitura de Porto Alegre. "Eu fui secretária municipal da Fazenda, e eu me recordo que não tínhamos recursos para bancar uma obra dessas. A gente dizia: a cidade está de costas para o Guaíba, não olha para o Guaíba. E essa obra olha pro Guaíba."

No final de sua fala, Dilma citou as realizações de seu governo para a região. "Eu, que vivi aqui boa parte da minha vida, sei a importância de uma nova ponte sobre o Guaíba, que foi viabilizada em nosso governo. Eu sei o que é ficar parado, esperando o içamento do vão móvel da ponte atual, e sei o quanto ela dificulta a vida doa gaúchos", disse.

Dilma também falou das obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho, e reclamou de quem critica o andamento das obras para a Copa do Mundo. "As obras, rigorosamente, atendem à Copa. Mas elas não são para a Copa. Elas são para o povo dessa cidade, desse Estado e do País."

Participaram da cerimônia o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e o prefeito José Fortunati
Participaram da cerimônia o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e o prefeito José Fortunati

Além de Dilma, participaram do evento o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), o prefeito José Fortunati (PDT) e os ex-prefeitos Olívio Dutra (PT) e José Fogaça (PMDB). Em seu discurso, Fortunati exaltou o trabalho conjunto entre prefeitura, governo e a União para a concretização da obra. "Esta é a maior obra, em volume, do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", afirmou.

Segundo o Planalto, a obra é composta da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, de quatro estações elevatórias, dois emissários terrestres e dois emissários subaquáticos de esgoto. A ETE Serraria é a maior estação de tratamento de esgoto inserida no PAC, com capacidade total de tratamento de 4,1 mil litros de esgoto por segundo. A obra beneficiará 515 mil pessoas, chegando a 1,2 milhão em 30 anos; reduzirá a poluição do lago Guaíba, melhorando sua balneabilidade; e elevará o percentual do tratamento do esgoto de Porto Alegre dos atuais 27% para 80% quando estiver em plena operação.

Dilma anuncia barragem de R$ 400 mi como "presente"

Dilma também anunciou a contratação das obras para a construção da barragem de São Sepé, estimada em R$ 400 milhões. "Eu nunca venho ao RS sem um presente. O governador Tarso Genro já está até me olhando (risos). Quero anunciar aqui a contratação da barragem de São Sepé, importantíssima para melhorar o abastecimento de água tanto para a população quanto para a agricultura e pecuária", disse Dilma.

 No discurso, Dilma afirmou ainda que não se governa sem parcerias entre as diferentes esferas do País. Em seu discurso, Dilma valorizou a boa relação da sua gestão com o governador Tarso Genro (PT) e com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT).

"Na vida, ou se tem boas parcerias, ou a gente não consegue as coisas. E ele (Tarso) é um grande parceiro", disse Dilma, que estendeu os elogios a Fortunati.

Durante a cerimônia, Dilma justificou o fato de fazer questão de participar de formaturas do Pronatec. "Essa é a 14a formatura que eu participo nos últimos meses. Eu compareço sempre que possível porque a minha presença valoriza o esforço de vocês", disse a presidente aos estudantes.

Tags: estação de tratamento, infraestrutura, pac, porto alegre, salgado filho

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.