Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

País

"Povo deveria se rebelar", afirma Gerdau durante fórum no RS

Jornal do Brasil

Durante palestra na 27ª edição do Fórum da Liberdade, nesta terça-feira, em Porto Alegre, o empresário Jorge Gerdau Johannpetter criticou a insistência do Brasil em se aproximar do Mercosul, sugeriu que o próximo governo tenha apenas seis ministérios a chegou a admitir que a população se rebele diante da falta de infraestrutura e da qualidade dos serviços do país.

"Uma placa que vi e achei interessante diz que a Central do Brasil há 30 anos é igual", citou. "Tem que ter rebelião, gente. Quem tem esposa e uma filha e tem que enfiar dentro daquele trem, não dá para aceitar", ressaltou. 

Ao longo dos 40 minutos da palestra, Gerdau insistiu na necessidade de o Brasil aumentar sua poupança, investir em infraestrutura e melhorar sua governança e produtividade para crescer mais do que os índices próximos a 2% dos últimos anos. Também sugeriu metas ousadas, como dobrar o PIB per capita até 2030.

O empresário também revelou que, na conversa reservada que teve com o pré-candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, na segunda-feira, foi questionado sobre o número de ministérios que considera ideal para o Brasil. "Eu disse que com seis dá", confidenciou. E citou cinco pastas, sem se referir qual seria a sexta, para a área social, área econômica, segurança, parte internacional e condução política.

Gerdau deu a entender, ainda, que gostaria de ver o Brasil menos ligado aos países vizinhos e mais atento ao mercado global. "Enquanto os países do grupo do Pacífico têm crescimento de 5% a 6% ao ano, se aproximando do bloco norte-americano, que está se integrando com a Europa, nós ficamos brincando de Mercosul bolivariano", comparou. 

"Será que a Cristina Kirchner (presidente da Argentina) tem que dizer o que o Brasil tem que fazer? Não dá!", concluiu.

O evento Fórum da LIberdade é promovido anualmente pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entidade de jovens empresários de tendências liberais.

Tags: capital, empresário, fórum, gaucha, liberdade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.