Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

País

Valesca Popozuda é chamada de ‘grande pensadora’ em questão de prova

Portal Terra

Uma questão de uma prova de filosofia de uma escola pública de Taguatinga, no Distrito Federal, vem provocando polêmica após ter sido compartilhada nas redes sociais. Na pergunta, o aluno faz uma pergunta sobre a música “Beijinho no ombro” da funkeira Valesca Popozuda, que é classificada como “grande pensadora contemporânea”.

“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente”, diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre “É só tiro, porrada e bomba”, “É só beijinho no ombro”, “É recalque” ou “É vida longa”.

Na prova, alunos tiveram que responder sobre a "grande pensadora contemporânea" Valesca Popozuda
Na prova, alunos tiveram que responder sobre a "grande pensadora contemporânea" Valesca Popozuda

Na imagem compartilhada nas redes sociais, o aluno questiona no próprio teste se a pergunta deve ser levada a sério.  Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida. “Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero”, afirma Hércules.

Procurada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal disse que não comentará o caso e que o próprio professor, Antonio Kubitscheck, falará sobre essa prova nesta manhã.

Tags: bater, DF, escola, frente, funk, prova, valeska

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.