Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

País

Governo anuncia CPI Mista da Petrobras

Jornal do Brasil

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), anunciou na tarde desta quinta-feira, da tribuna do plenário do Senado, que os partidos da base governista conseguiram as assinaturas de 219 deputados e 32 senadores para a criação de uma CPI mista para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do Porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima e contratos na área de tecnologia digital.

O requerimento deve ser lido na sessão do Congresso, marcada para o dia 15 de abril. Os deputados Vicentinho Alves (PT-SP), líder do PT, e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara, acompanharam o anúncio feito por Pimentel.

As lideranças governistas vão entregar o pedido na Secretaria Geral da Mesa do Senado.

Com a iniciativa, a base governista quer sobrepor essa investigação ampla à protocolada pela oposição na quarta-feira (2), que se limita à apuração de denúncias envolvendo a Petrobras. Qualquer requerimento de CPI mista, no entanto, só deve ser lido na sessão do Congresso marcada para o dia 15.

O governo parece repetir no Congresso a estratégia usada no Senado. Na terça-feira (1º), foi lido requerimento da oposição para criação de uma CPI da Petrobras no Senado, destinada a investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, e outras três denúncias de irregularidades. Em reação, a base do governo apresentou outro requerimento para se investigar, além da Petrobras, os metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, o Porto de Suape e contratos na área de tecnologia.

Por entendimento da presidência do Senado, os dois requerimentos resultarão numa só CPI, mas o assunto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Senadores de oposição avisaram que, se prevalecer a decisão que permite uma única CPI para tratar de todos os temas propostos, podem até recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tags: comissão, CONGRESSO, estatal, inquérito, parlamentar

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.