Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

Base governista deve apresentar pedido de CPI mista nesta quinta

Jornal do Brasil

Os partidos da base governista devem protocolar, nesta quinta-feira, junto à Mesa do Congresso, um requerimento de criação de uma CPI mista para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do Porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima e contratos na área de tecnologia digital.

Com a iniciativa, que já conta com a assinatura de 198 deputados e 31 senadores, a base governista deseja sobrepor essa investigação ampla à protocolada pela oposição na quarta-feira (2), que se limita à apuração de denúncias envolvendo a Petrobras. Qualquer requerimento de CPI mista, no entanto, só deve ser lido na sessão do Congresso marcada para o dia 15.

O governo parece repetir no Congresso a estratégia usada no Senado. Na terça-feira (1º), foi lido requerimento da oposição para criação de uma CPI da Petrobras no Senado, destinada a investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e outras três denúncias de irregularidades. Em reação, a base do governo apresentou outro requerimento para se investigar, além da Petrobras, os metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, o Porto de Suape e contratos na área de tecnologia.

Por entendimento da presidência do Senado, os dois requerimentos resultarão numa só CPI, mas o assunto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Senadores de oposição avisaram que, se prevalecer a decisão que permite uma única CPI para tratar de todos os temas propostos, podem até recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agência Senado

Tags: comissão, CONGRESSO, estatal, inquérito, parlamentar

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.