Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

País

Setor elétrico diz que chuvas de março chegaram perto dos valores normais

Agência Brasil

As chuvas registradas em março superaram as de janeiro e fevereiro, individualmente, e ficaram mais próximas dos valores normais do que nos dois meses anteriores. A conclusão é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reuniu-se na tarde de hoje (2) para avaliar as condições do suprimento de energia do país.

Segundo nota divulgada pelo grupo, o mês de março encerrou com precipitações irregulares, com predominância de chuvas abaixo do padrão normal no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e acima do normal no Sul e no Norte. As chuvas de março nas regiões Sudeste/Centro-Oeste foi cerca de 63% da média histórica. Nas regiões Nordeste, Sul e Norte, os índices foram 26%, 165% e 115% da média histórica, respectivamente.

O comitê voltou a afirmar que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, devido à capacidade de geração e transmissão instaladas no país. A mesma conclusão havia sido divulgada na reuniões de fevereiro e de março.

“As avaliações prospectivas de desempenho do sistema confirmam a garantia do suprimento no ano de 2014, uma vez que se dispõe atualmente de um parque de geração termelétrico significativo, que deve e vem sendo utilizado sempre que necessário, como complementação à geração hidrelétrica”, diz a nota da entidade.

O comitê voltou a reforçar que, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as registradas, evento considerado de baixa probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia elétrica este ano.

Entre os órgãos que assinam a nota estão o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica , a Empresa de Pesquisa Energética e o Operador Nacional do Sistema Elétrico .

O nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegou a 36,27% da capacidade máxima nesta segunda-feira (31). A expectativa do setor elétrico era que o nível de água do sistema, responsável pela geração de 70% da energia consumida no país, estivesse em 36,9% no último dia de março.

Tags: abastecimento, água, calor, consumo, racionamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.