Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

País

Ministério da Justiça instaura processos contra instituições financeiras

Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça instaurou processos administrativos contra quatro instituições financeiras. De acordo com o ministério, os processos foram abertos em razão de fortes indícios de prática abusiva contra os consumidores por parte do HSBC, Banco Intermedium, Crefisa e BV Financeira.

“Chegou ao conhecimento do órgão que HSBC, Crefisa e BV Financeira estariam cobrando dos consumidores tarifa de confecção de cadastro, inclusive para clientes que já possuíam contratos de crédito com as instituições financeiras”, informou o ministério, em nota.

“Em relação ao Banco Intermedium, há indícios de cobrança de tarifa de liquidação antecipada, também considerada abusiva. Tais práticas, além de vedadas pelas normas do Conselho Monetário Nacional, também violam direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor” acrescentou o ministério.

As instituições terão dez dias para apresentar defesa. Se condenadas, podem ser multadas em valores que chegam a R$ 7 milhões.

 

Tags: abuso, banco, consumidor, justiça, punição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.