Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

País

Pisa: de 44 países participantes, Brasil fica em 38º

Jornal do Brasil

O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PIsa) foi divulgado nesta terça-feira (1) pela  Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Pela primeira vez o exame avaliou a capacidade de estudantes de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38° lugar, em um total de 44 países.

De acordo com o resultado do Pisa, apenas 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 11%.

As três primeiras colocações ficaram com Cingapura, Coreia do Sul e Japão. Já as três últimas colocações ficaram com Uruguai, Colômbia e Bulgária. 

O exame consta de perguntas nas quais o aluno tinha de, hipoteticamente, manusear um aparelho de MP3 player e, ao mesmo tempo, comprar bilhetes em uma estação de trem em uma máquina.

As habilidades não cognitivas – ligadas a características como autonomia, raciocínio crítico, liderança, facilidade de relacionamento e tolerância, entre outras – foram testadas pela primeira vez no Pisa.

Tags: Aluno, avaliação, brasil, colocação, ensino, pisa, teste

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.