Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

País

Isolada por cheia, Acre receberá R$ 5,1 milhões

Portal Terra

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou, na última segunda-feira, R$ 5,1 milhões em ajuda ao Acre. O dinheiro recebido pelo Estado visa dar mais agilidade nas ações da Defesa Civil no socorro às vítimas da cheia do rio Madeira. 

Há dois meses, a cheia do rio Madeira, na fronteira entre o Acre e Rondônia, compromete o tráfego pela BR-364, única via de acesso que liga o Estado acreano ao restante do país. O bloqueio de parte da rodovia ocorreu depois que o volume de água sobre a pista atingiu a altura de 1,4 metro. Em medição realizada às 15h de ontem, o Rio Madeira registrava a marca de 19,69 metros.

Na segunda-feira, caminhões carregados de gêneros alimentícios, combustíveis e materiais de construção, iniciaram a travessia entre Mutum, no Acre, e Abunã, em Rondônia. 

Para auxiliar no transporte de carga estão sendo usadas duas pás carregadeiras. Pelo menos 18 caminhões já realizaram a travessia, e seguiram em direção a Rio Branco com 30 toneladas de frango, 28t de frios e iogurte, 28t de leite longa vida e 26t de leite em pó. Também chegaram ao Estado 15 mil litros de diesel, 30t de pneus e óleos lubrificantes e 102t em materiais de construção.

Há duas semanas, o governo do Acre vem trabalhando na construção de uma rota alternativa à BR-364, que está alagada e interditada para a passagem de veículos de passeio e caminhões. A Defesa Civil do Acre e o Corpo de Bombeiros percorreram o trecho e demarcaram os pontos mais profundos, monitorando os buracos formados pela enchente.

Tags: ACRE, enchentes, estradas, fechadas, isolamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.