Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

País

PF combate tráfico internacional de drogas no porto de Santos

Portal Terra

A Polícia Federal de Santos faz nesta segunda-feira uma das maiores ações contra o tráfico internacional de drogas. Durante a operação, batizada de Oversea, estão sendo cumpridos 46 mandados de prisão e 80 de busca e apreensão na cidade localizada no litoral paulista e na capital. 

Segundo a investigação, iniciada em 2013, o esquema usava contêiners que partiam do porto de Santos para transportar cocaína pura para Europa, Cuba e África. O carregamento era feito em locais privados conhecidos como Recintos Alfandegários de Exportação (Redex), onde os contêiners eram lacrados e encaminhados ao porto para embarque.

A Polícia Federal percebeu que o colocava a droga em mochilas e sacolas que eram inseridas nos contêineres por funcionários particulares, sem o conhecimento dos donos das cargas ou dos navios. A droga seguia junto com um lacre clonado. No local de destino, membros do grupo rompiam os lacres, recuperavam a cocaína e colocavam os lacres clonados, para não gerar suspeitas.

Paralelamente, a Polícia Federal também fez a Operação Hulk, que investigava um grupo na capital paulista que comprava droga na Bolívia e a transportava para o Brasil pela fronteira com o Paraguai. O envio para a Europa era feito pelo porto de Santos pelo método descoberto durante a Operação Oversea.

Tags: litoral, mandados, Paulista, prisão, tráfico

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.