Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

País

Golpe militar: Jango será homenageado no Uruguai nesta terça-feira

Portal Terra

A Câmara de Deputados do Uruguai homenageia o ex-presidente João Goulart amanhã, 1º de abril, às 19h. O ato, realizado por causa dos 50 anos do golpe militar no Brasil, que ocasionou o exílio do mandatário brasileiro no Uruguai, contará com a presença do ministro de Relações Exteriores do país, Luis Almagro, e do deputado brasileiro Paulo Ferreira (PT). Também estará presente o neto de João Goulart, Marcos Goulart, que vai ler uma mensagem de sua avó, Maria Thereza. A ex-primeira-dama foi convidada para a cerimônia, mas, segundo Aníbal Pereyra, presidente da Câmara, “não poderá estar presente”.

De acordo com ele, a homenagem acontece dentro de um contexto de fortalecimento da “integração latino-americana”. “E por causa da nossa firme convicção de manter a memória do passado recente para assim não repetir erros históricos. Levamos em consideração, também, que logo depois de consumado o golpe no Brasil, o presidente deposto recebeu asilo no Uruguai, onde inclusive moram alguns familiares, o que fez com que terminasse se tornando uma pessoa muito querida por nós”.

Foram convidados diversos políticos do país, “para além da sua filiação” partidária, além de integrantes dos corpos diplomáticos instalados no Uruguai e representantes locais da comunidade brasileira.

 

Tags: câmara, ex-presidente, homenagem, jango, uruguaios

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.