Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

País

Dilma assina contrato para construção de segunda ponte sobre o Rio Guaíba

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (31) o contrato para construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre. A homologação da licitação da obra foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (27), quando Dilma fez um pronunciamento veiculado exclusivamente em rádios gaúchas para anunciar a construção.

O contrato foi assinado com o Consórcio Ponte Guaíba, vencedor da licitação, formado pela Construtora Queiroz Galvão e pela EGT Engenharia. O governo vai pagar R$ 649,6 milhões pela obra, um deságio de 26,28% em relação ao preço inicial.

A segunda ponte sobre o Guaíba terá cerca de 7 quilômetros, incluindo acessos e elevados, e fará a ligação da capital gaúcha com o interior do sul do estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros, conectando rodovias de integração nacional.

A ligação também deverá desafogar o tráfego na região metropolitana de Porto Alegre. A expectativa, segundo o Ministério dos Transportes, é que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente.

A obra terá prazo de três anos para conclusão. A primeira medida do consórcio vencedor da licitação, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), será o cadastramento das famílias que vivem em áreas a serem desocupadas para a construção da nova ponte sobre o Guaíba. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, 850 famílias deverão ser realocadas.

Tags: acessos, capital, consórcio, elevados, gaucha, licitação, ponte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.