Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

País

Roubos de veículos crescem 24,48% em 2014 em São Paulo

Portal Terra

O número de roubo de veículos disparou nos dois primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro, foram roubados 18.163 veículos no Estado de São Paulo, contra 14.591 no mesmo período do ano passado. Os números representam um aumento de 24,48%.

O roubo de veículos é considerado pelo secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, como um dos crimes com maior potencial de morte da vítima durante o assalto, o latrocínio. 

E esses números seguem altos. Nos dois primeiros meses do ano, 67 pessoas foram mortas durante assaltos no Estado. Foram 34 vítimas em janeiro e 33 em fevereiro, número idêntico ao ocorrido em 2013.

No ano passado, São Paulo registrou em 2013 a morte de 385 pessoas em assaltos. O número é o maior da série histórica desde 2005, quando o número de vítimas passou a ser contabilizado. Antes de 2005, eram registrados apenas o número de casos, sem contabilizar o número de vítimas. Em 2004 foram 390 casos de roubo seguido de morte.

De acordo com o secretário, a situação deve melhorar com a entrada em vigor da lei dos desmanches, em julho. Pela lei, aprovada em agosto do ano passado, a inscrição estadual de desmanches que não estiverem de acordo com a legislação será cassada. Para comercializar peças os estabelecimentos terão de se credenciar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e à Secretaria Estadual da Fazenda. 

Vieira, afirma que para melhorar os números é preciso investir nos quatro "is": inteligência, integração, investigação e menor impunidade". "A situação é preocupante e a polícia está trabalhando para melhorar esses números. Somente no ano passado foram realizadas cerca de 169 mil prisões", disse.

Tags: dados, divulgação, Roubos, secretário, segurança

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.