Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

País

Alckmin rebate Cabral: água em disputa 'é dos paulistas'

Portal Terra

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), rebateu neste domingo das declarações do governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), sobre a proposta de interligação de bacias no Vale do Paraíba. Segundo o tucano, a água objeto de discussão entre os dois Estado “é dos paulistas”.  "Quero lembrar ao governador Sérgio Cabral que o rio Jaguari pertence ao Vale do Paraíba, aos paulistas, assim como a baía de Guanabara é dos cariocas", disse Alckmin. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

São Paulo e Rio entraram em disputa depois que Alckmin levou para apreciação do governo federal projeto que interliga o sistema Cantareira à bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece também Rio e Minas Gerais. "É preciso discutir com seriedade. Nosso projeto não faz transposição nem envolve o Paraíba do Sul. Prevê, isso sim, interligar o reservatório do rio Jaguari ao sistema Cantareira, e não o rio Paraíba do Sul", diz Alckmin.

Na manhã desta segunda-feira, o sistema de reservatórios Cantareira voltou a apresentar o menor volume de sua história, com 14,5 % de sua capacidade. A obra proposta por Alckmin não tem impacto imediato, mas é usada para mostrar ação de longo prazo.

Na última semana, Cabral disse, no Twitter, que "jamais permitirá que se retire água que abastece o povo fluminense" e que "nada que prejudique o abastecimento das residências e empresas do Estado será autorizado".

Tags: água, Governo, Rio, seca, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.