Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

País

Conselho da Petrobras se reúne e discute caso Pasadena

Agência ANSA

O Conselho de Administração da Petrobras se reunirá nesta sexta-feira (21) e deve tratar, entre outras coisas, a compra da refinaria de Pasadena em 2006 com aval da presidente Dilma Rousseff, que gerou polêmica.

    Ex-funcionários da estatal afirmaram que Dilma, que à época era presidente do Conselho de Administração, podia ter solicitado a documentação da refinaria antes de aprovar a compra da mesma nos Estados Unidos.

    A presidente esclareceu em uma nota que só aprovou a compra porque recebeu "informações incompletas".

    A compra da refinaria em Pasadena é investigada pela Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e uma comissão externa da Câmara por suspeita de superfaturamento e evasão de divisas. Atualmente, o Conselho de Administração da Petrobrás é presidido pelo ministro da Fazenda Guido Mantega e composto por Maria das Graças Foster (presidente da empresa), Luciano Coutinho (presidente do BNDES), Francisco de Albuquerque (ex-comandante do Exército entre 2003 e 2007), Márcio Zimmermann (secretário executivo do Ministério de Minas e Energia), Sérgio Quintella (vice-presidente da FGV), Miriam Belchior (ministra do Planejamento), Jorge Gerdau Johannpeter (empresário), Mauro Gentile da Cunha (presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais) e José Maria Ferreira Rangel (coordenador do Sindipetro). Johannpeter pertencia ao conselho em 2006.

Tags: brasil, estatal, Petróleo, texas, Verba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.