Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

País

ANA lança rede para monitorar qualidade da água no país

Agência Brasil

A Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA) será lançada hoje (20) pela Agência Nacional de Águas (ANA), às 10h, na sede da instituição. A rede vai monitorar, avaliar e disponibilizar à sociedade informações a respeito da qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Além disso, vai identificar áreas críticas em termos de poluição hídrica e apoiar ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas.

Durante o evento, será assinada carta de compromisso para implementação da rede entre a ANA e as 16 unidades da Federação que vão receber medidores acústicos de vazão (83), sondas multiparamétricas de qualidade da água (46), caminhonetes 4x4 com baú adaptado (30) e barcos com motor de popa (25) para começar o trabalho. Segundo a agência, a meta é que até dezembro de 2020 todos os estados e o Distrito Federal tenham um total de 4.452 pontos de monitoramento.

Até junho deste ano, 16 estados receberão os equipamentos e o treinamento para a operação, o que resultará na implementação de 1.200 pontos coincidentes com as redes estaduais já existentes e no início da expansão da rede no país.

Tags: agência, água, brasil, hídrico, qualidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.