Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

País

Comissões aprovam convites para 10 ministros prestarem esclarecimentos

Jornal do Brasil

Quatro comissões da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (19) convites para dez ministros participarem de debates na Casa. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional convidou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para prestar esclarecimentos sobre o programa Mais Médicos. Os deputados querem entender as diferenças entre o programa brasileiro e os modelos adotados em outros países.

Hoje, Chioro participoude uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar da contratação de médicos cubanos. O ministro será chamado também pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, desta vez para falar do programa “Crack, é possível vencer”, lançado pelo governo federal em 2011. A iniciativa reúne um conjunto de ações para enfrentar o crack e outras drogas.

A Comissão de Relações Exteriores também convidou os ministros de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, para discutir a agenda de política externa do governo Dilma Rousseff; e da Defesa, Celso Amorim, a fim de debater a política do País nesse setor.

Agricultura

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural decidiu convidar o ministro da Agricultura, Neri Geller, para explicar uma suposta interferência da empresa exportadora de carne bovina JBS-Friboi na elaboração de normas da pasta, segundo reportagem publicada pelo jornal Estado de S. Paulo no dia 9 de março.

A proposta de ouvir o ministro partiu do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP). O requerimento determinava a convocação (na qual a autoridade é obrigada a comparecer à Câmara) de Geller, mas foi convertido em convite após discussão na Comissão de Agricultura.

Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi convidado por duas comissões: na de Relações Exteriores, ele deverá falar sobre a operação Garantia de Lei e Ordem – Celso Amorim também será convidado para esse debate. Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o assunto é a situação do programa “Crack, é possível vencer” na Paraíba.

Demais convites

Outros ministros convidados pelas comissões nesta quarta foram:

- na Comissão de Agricultura: Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), para tratar de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no programa Garantia-Safra;

- na Comissão de Relações Exteriores: Aldo Rebelo (Esporte), a fim de discutir as ações da Copa do Mundo de 2014 e a projeção do Brasil no cenário internacional;

- na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público: Manoel Dias (Trabalho), para falar sobre os projetos do ministério em 2014; e Miriam Belchior (Planejamento), a fim de expor ações e metas de redução de custeio no orçamento deste ano;

- na Comissão de Turismo: Marta Suplicy (Cultura), para apresentar as ações referentes ao edital do programa “Concurso Cultural 2014”, que coordenará eventos culturais nas cidades onde haverá jogos da Copa do Mundo.

Agência Câmara

Tags: audiências, crise, depoimentos, deputados, PMDB, PT

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.