Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

País

Chuvas fazem governo reconhecer situação de emergência em Marabá, no Pará

Agência Brasil

Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconhece situação de emergência em Marabá, no Pará, por causa das inundações provocadas pela forte chuva. A portaria foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da União.

O reconhecimento da situação de emergência é necessário para que os municípios recebam ajuda federal de assistência às vítimas e outras ações emergenciais. Após o aval do ministério, a liberação de verbas é agilizada. Os recursos são transferidos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, ferramenta utilizada para dar mais rapidez às respostas do governo federal.

Segundo a prefeitura de Marabá, após atingir a marca de 12 metros no domingo (16), o nível dos rios Itacaiúnas e Tocantins recuou ontem (18) de 12,2 para 11,71 metros. Apesar do recuo, a enchente já atingiu 973 famílias em várias regiões da cidade, fazendo com que 318 fossem alojadas em abrigos municipais. A população atingida está sendo deslocada para um dos dez abrigos de Marabá.

Tags: Norte, brasil, calamidade, emergência, inundação

Compartilhe: