Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Junho de 2018 Fundado em 1891

País

Chuva deixa parte de São Paulo em estado de atenção

Jornal do Brasil

Uma brisa marítima associada ao calor registrado durante a tarde desta quarta-feira faz chover forte em São Paulo, deixando grande parte da capital paulista em estado de atenção para alagamentos. As subprefeituras de Guaianazes e Cidade Tiradentes estão nessa situação desde as 18h27. As subprefeituras de São Mateus e Itaquera entraram em estado de atenção às 18h16.

As subprefeituras de Pinheiros, Vila Mariana, Jabaquara e Santo Amaro estiveram em estado de atenção das 17h52 as 18h27.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), imagens de radar mostram precipitação forte com potencial para rajadas de vento e queda de granizo na região de São Mateus, na zona leste. Segundo os meteorologistas do CGE, a chuva é de deslocamento lento e tende a migrar para outras regiões da Cidade. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, às 18h10 houve registro de rajada de vento de 61 km/h. 

O outono começa oficialmente às 13h57 da quinta-feira. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas ficam elevadas. Entre o meio da tarde e noite, o calor e a aproximação de uma frente fria contribuem para a formação de áreas de instabilidade que causam chuvas em forma de pancadas. Há potencial para chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21ºC e a máxima de 31ºC.

Na sexta-feira, a presença do sistema frontal ao largo do litoral paulista deixa o tempo instável, provocando chuvas intermitentes ao longo do dia. As precipitações acontecem de forma mais generalizada e com maior volume, o que mantém o potencial alto para formação de alagamentos e deslizamentos de encosta. Por conta da cobertura de nuvens e da chuva, as temperaturas entram em declínio.

Portal Terra


Tags: SP, alagamentos, alertas, capital, chuvas

Compartilhe: