ASSINE
search button

Corrupção: máfia dos fiscais chega às autoridades em São Paulo

Compartilhar

Nos últimos dois meses, uma palavra se destacou nos noticiários nacionais: corrupção. Desde o início do ano, vários casos vieram à tona e movimentaram os bastidores da política e do setor econômico. Em meados de fevereiro, veio à tona o caso da Máfia dos Fiscais, em São Paulo. O Ministério Público de São Paulo e a Controladoria-Geral do Município (CGM) investigam 84 empresas suspeitas de integrar um esquema de cobrança de propina, com o intuito de sanar dívidas milionárias do IPTU. 

O caso ficou conhecido como Mafia dos Fiscais pelo fato de a quadrilha ser coordenada por ficais da prefeitura, que beneficiaram diversos empreendimentos. O desvio somaria mais de R$ 500 milhões, somente para o Imposto Sobre Serviços (ISS). 

Ainda em fevereiro, o Ministério Público Estadual de São Paulo fez uma tentativa de condenar seis fiscais suspeitos de participação na quadrilha, antes de denunciar as  pessoas com ligações políticas, incluindo vereadores e ex-secretários das administrações Gilberto Kassab (PSD), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), além do próprio ex-prefeito Kassab. Os promotores consideram os indícios contra os políticos "robustos", assim como os contra os fiscais.