Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

País

Governo do DF vai investigar autor das fotos de Dirceu em revista

Secretário afirma que pode ter sido cometido crime

Jornal do Brasil

O governo do Distrito Federal vai investigar quem é o autor da foto do ex-ministro José Dirceu na Papuda, publicada na edição da revista Veja desta semana. Segundo o secretário de Comunicação do Distrito Federal, André Duda, será aberta uma sindicância para apurar como foi feita a foto. 

"Alguém cometeu um crime aí que precisa ser investigado", disse o secretário. Na matéria da revista, que tem posição claramente contrária ao ex-ministro, afirma que Dirceu tem privilégios dentro da penitenciária. No texto, no entanto, não há comprovação desses fatos e a matéria se limita apenas a fazer as afirmações.

O secretário de Comunicação informou ainda que a sindicância deverá ser aberta nesta segunda-feira (17) para levantar como foram feitas as fotos do ex-ministro. Na matéria de Veja, Dirceu aparece com o rosto abatido, olheiras e mais magro do que nas últimas fotos em que foram divulgadas. A foto pode ter sido feita por algum funcionário do presídio, o que possibilitou a entrada do equipamento na Papuda sem ter sido detectado.

De acordo com a legislação brasileira, a intimidade dos presos não pode ser violada e as fotos feitas sem autorização do ex-ministro podem caracterizar crime. Dirceu teve negado seu pedido de trabalho externo avaliado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, apesar de contar com a recomendação favorável do Ministério Público. A autorização para ele trabalhar fora do presídio não foi concedida por conta de uma reportagem sobre uso de celular dentro da Papuda e negada por uma sindicância interna.

Tags: crime, dirceu, edição, investigar, revista, sindicância, veja

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.