ASSINE
search button

Governo do DF vai investigar autor das fotos de Dirceu em revista

Secretário afirma que pode ter sido cometido crime

Compartilhar

O governo do Distrito Federal vai investigar quem é o autor da foto do ex-ministro José Dirceu na Papuda, publicada na edição da revista Veja desta semana. Segundo o secretário de Comunicação do Distrito Federal, André Duda, será aberta uma sindicância para apurar como foi feita a foto. 

"Alguém cometeu um crime aí que precisa ser investigado", disse o secretário. Na matéria da revista, que tem posição claramente contrária ao ex-ministro, afirma que Dirceu tem privilégios dentro da penitenciária. No texto, no entanto, não há comprovação desses fatos e a matéria se limita apenas a fazer as afirmações.

O secretário de Comunicação informou ainda que a sindicância deverá ser aberta nesta segunda-feira (17) para levantar como foram feitas as fotos do ex-ministro. Na matéria de Veja, Dirceu aparece com o rosto abatido, olheiras e mais magro do que nas últimas fotos em que foram divulgadas. A foto pode ter sido feita por algum funcionário do presídio, o que possibilitou a entrada do equipamento na Papuda sem ter sido detectado.

De acordo com a legislação brasileira, a intimidade dos presos não pode ser violada e as fotos feitas sem autorização do ex-ministro podem caracterizar crime. Dirceu teve negado seu pedido de trabalho externo avaliado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, apesar de contar com a recomendação favorável do Ministério Público. A autorização para ele trabalhar fora do presídio não foi concedida por conta de uma reportagem sobre uso de celular dentro da Papuda e negada por uma sindicância interna.