Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

País

RS ganhará centro de solicitação de vistos para os EUA 

Portal Terra

Porto Alegre deve receber, na próxima quarta-feira, seu primeiro Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) da Embaixada dos Estados Unidos. Apesar de agilizar a primeira etapa do processo da retirada do visto, a inauguração do CASV não elimina a necessidade dos solicitantes de viajar para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife para a realização das entrevistas presenciais, já que a Agência Consular da capital gaúcha ainda não presta esse tipo de serviço.

O CASV de Porto Alegre será instalado na avenida Carlos Gomes, 1.501, no bairro Alto Petrópolis, região norte da cidade. O centro é gerenciado pela Computer Services Corporation, empresa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para facilitar o processo de solicitação e renovação de vistos.

Segundo a Embaixada, o Departamento de Estado americano tem implementado este sistema em países onde a demanda por vistos é grande. Atualmente, o Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os Estados Unidos, com mais de um milhão de vistos processados em 2013.

Para solicitar um visto de não imigrante, os cidadãos brasileiros precisam preencher um formulário online e efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto (MRV). Uma vez paga a taxa, os solicitantes podem agendar sua visita no CASV, onde são coletadas suas informações biométricas, como fotos e impressões digitais. A entrevista presencial, porém, só pode ser feita em uma das representações diplomáticas americanas no Brasil, em um prazo mínimo de um dia após a visita ao CASV.

Tags: consulado, entrada, estados, porto alegre, unidos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.