Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

País

Mensalão: Barroso diz que julgamento deve ser "marco no processo histórico" 

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

O ministro Luís Roberto Barroso - o mais novo da atual formação do Supremo Tribunal Federal - afirmou nesta quinta-feira (13/3), ao final do julgamento dos embargos infringentes da ação penal do mensalão, que "a AP 470 foi um marco no processo penal brasileiro, e espero que seja, por igual, um marco no processo histórico". 

Mas, a seu ver, "isso dependerá da sociedade e das instituições brasileiras, se estas se dispuserem a fazer as mudanças que são imperativas".

O ministro Barroso acrescentou, ao ser abordado pelos repórteres: "Acho que é um marco, e que foi um rito de passagem. E espero que como saldo do mensalão se produzam transformações na politica. É preciso diminuir o papel do dinheiro, atrair novas vocações, é preciso criar um sentimento mais amplo de respeito à ordem jurídica, de respeito ao outro. A sociedade brasileira em geral está precisando reduzir um pouco um certo tom de agressividade e aspereza. Nós deixamos de ser aquele homem cordial de que falava Sergio Buarque de Holanda, e agora ficamos muito agressivos. Acho que tínhamos que voltar a um tempo em que havia um pouco mais de delicadeza".

Tags: federal, julgamento, Mensalão, Supremo, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.