Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

País

Chuva deixa zona leste de SP em atenção para alagamentos

Portal Terra

A zona leste da cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), instabilidades formadas pelo calor, a alta umidade e a entrada da brisa marítima já provocavam pancadas de chuva forte em alguns pontos da capital por volta das 15h50.

Às 16h40, a zona leste deixou o estado de atenção. De acordo com imagens de radar meteorológico, havia apenas registro de precipitação fraca em alguns pontos do extremo leste e entre as zonas oeste e sul. Na Grande São Paulo, as chuvas ainda persistiam de maneira forte em São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e parte de Suzano e Guarulhos.

Segundo os meteorologistas do CGE, o sol voltou a aparecer entre nuvens, entretanto, ainda podem ocorrer chuvas de maneira isolada até o final da tarde. As chuvas que atingem o ABC paulista devem diminuir gradualmente.

Desde o início da semana as chuvas vêm castigando a Grande São Paulo e Capital. Este cenário eleva o potencial para transbordamentos de rios e pequenos córregos, bem como para o escorregamento de encostas em áreas de risco. Uma frente fria sobre o oceano ainda mantém seu eixo mais instável entre o litoral de Santa Catarina e o Paraná. O fluxo de calor e umidade oriundo das regiões Centro-Norte do País continua migrando em direção à faixa leste do Estado de São Paulo, provocando fortes temporais entre a tarde e o início da noite.

A sexta-feira começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 30°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e, a associação de calor e umidade provocam pancadas de chuva com até forte intensidade. As precipitações vem acompanhadas de trovoadas, eventuais rajadas de vento e potencial para a formação de alagamentos.

No sábado, o amanhecer será com sol entre poucas nuvens e termômetros em torno dos 20°C. Ao longo do dia as temperaturas se elevam e a máxima chega aos 31°C. Os percentuais de umidade relativa do ar variam entre 41% e 88%. No período da tarde a nebulosidade volta a aumentar e retornam as condições para chuvas na forma de pancadas isoladas, porém com curta duração e menor potencial para a formação de alagamentos.  

Tags: alertas, capital, chuva, enchentes, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.