Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

País

Chuvas estabilizam nível de água no Sistema Cantareira

Agência Brasil

O volume de água do Sistema Cantareira registrou mais um pequeno aumento neste domingo (9). No sábado (8), o nível de armazenamento já havia subido 0,2 ponto percentual e agora foi verificado o aumento de mais 0,1 ponto percentual. Com isso, os reservatórios chegaram a 16,1% da capacidade. Ainda assim, o sistema presenta os níveis mais baixos em 39 anos de operação.

Nas últimas semanas, a queda contínua do volume de água causou preocupações sobre o abastecimento da região metropolitana de São Paulo. O reservatório é responsável pelo fornecimento de água para metade da população da metrópole, cerca de 9 milhões de pessoas. O Sistema Cantareira também libera água para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O fim de semana chuvoso na região sul de Minas Gerais, onde estão as cabeceiras dos mananciais que abastecem os reservatórios, possibilitou a estabilização do nível do sistema. Foram 9,2 milímetros (mm) de precipitação hoje e 36,1 mm ontem.  Desde o início do mês, foram 92,8 mm de chuva. A média histórica para março é 184 mm.

Na última quinta-feira (6), o governo paulista informou que reduzirá a captação de água da Cantareira a partir de amanhã (10). O abastecimento será auxiliado pelos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. A campanha para economizar água também será intensificada. De acordo com o governo, apesar da redução na captação de água, a decisão não afetará o abastecimento e não implicará racionamento.

Tags: água, nível, reservatório, Sistema, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.