Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

País

Para proteger Cantareira, ANA suspende licenças de captação no Rio Piracicaba

Agência Brasil

A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu novas licenças de uso de recursos hídricos para captações de águas das bacias hidrográficas, na área paulista, dos rios Jaguari e Atibaia, formadores do Rio Piracicaba. Também foi determinado que as hidrelétricas localizadas nos rios estão obrigadas a liberar represa abaixo a mesma vazão de água que recebem, mantendo o nível do reservatório constante.

As decisões, publicadas hoje (7) no Diário Oficial da União (DOU), foram tomadas para preservar o Sistema Cantareira, que hoje atingiu novamente a menor marca histórica (15,8 %). O manancial é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo a ANA, a decisão foi necessária em razão da “excepcional situação de escassez de chuvas na Região Sudeste do Brasil nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, resultando em vazões inferiores aos menores valores observados no histórico de monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, onde se inserem os principais reservatórios de regularização de vazões constituintes do Sistema Cantareira”, diz o texto.

Ontem (6), o governo estadual de São Paulo informou que reduzirá a captação de água do Cantareira a partir da próxima segunda-feira (10). O sistema será auxiliado pelos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. A campanha para economia de água também será intensificada.

De acordo com o governo, a redução na captação de água não afetará o abastecimento e nem haverá racionamento.

Tags: abastecimento, água, estiagem, Sistema, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.