Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País

Joaquim Barbosa está em visita à África até domingo

Vice Lewandowski responde pela presidência do STF

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, estará na presidência da corte até o próximo domingo (9/3). O titular, ministro Joaquim Barbosa, viajou para a África, no dia 1º. Esteve em Acra, capital de Gana, e visitou nesta quarta-feira (5/3) o presidente do Benin, o ministro da Justiça e o presidente da Suprema Corte. No início da noite voaria para Angola.

A Secretaria de Comunicação do STF informou que Joaquim Barbosa levou, para os presidentes de Gana, do Benin e de Angola, mensagens da presidente Dilma Rousseff, com "considerações" sobre as relações diplomáticas do Brasil com esses países africanos.

Programa

De acordo com o site do STF, o programa oficial de Joaquim Barbosa nesta quinta-feira (6/3), em Luanda, capital angolana, é o seguinte: Visita ao Tribunal Constitucional de Angola, com a presença de todos os presidentes das diversas "ordens judiciais" daquele país (Tribunal Constitucional, Tribunal Supremo, Tribunal de Contas e Supremo Tribunal Militar); almoço no Palácio de Justiça; visita ao Tribunal Supremo e encontro com os juízes conselheiros.

Na sexta-feira, o ministro Joaquim Barbosa será recebido pelo presidente da República de Angola, José Eduardo Santos, que está no poder desde setembro de 1979 (Ele foi reeleito em 2012), e terá audiência com o presidente da Assembleia Nacional. À tarde, fará palestra no auditório do Palácio da Justiça, "com a participação de juízes de todos os tribunais superiores e comuns de Luanda". O tema é "A experiência pessoal do Senhor Ministro Joaquim Barbosa enquanto juiz de direito".

No sábado, o ministro Joaquim Barbosa visitará o Mausoléu Dr. Agostinho Neto e São Pedro da Barra. Almoçará no Mubanga Lodge, "com momento cultural", e visitará o Museu da Escravatura.

Ele deve retornar a Brasília no domingo, com escala na Ilha de Ascensão, pequena ilha britânica do Atlântico.

O ministro Joaquim Barbosa viajou em avião da FAB.

Tags: angolanos, federal, presidência, Supremo, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.