Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

País

Carnaval de Salvador 2014 é marcado pelas mudanças nos circuitos

Jornal do Brasil

As diversas mudanças nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) foram avaliadas de forma positiva por artistas, foliões e autoridades no Carnaval de Salvador 2014. Um dos destaques, o Movimento Furdunço conseguiu reunir 22 atrações na sexta-feira (28), no Circuito Osmar, e outras 17 na segunda-feira (3), no Circuito Dodô, com grande participação popular e aprovação entre os artistas participantes. No Osmar, parte das atrações dispersou após a passagem pela Casa d' Itália, mas muitos seguiram até a praça do Poeta.

A Praça Castro Alves este ano funcionou como um espaço para a apoteose final dos desfiles, reunindo todos os dias grande público. O local teve momentos marcantes, como a apresentação final do Chiclete com Banana, que tocou para o folião pipoca na despedida do cantor Bell Marques da banda que o consagrou.

A abertura do Carnaval na Barra, com Orquestra Sinfônica, Stomp e Olodum também foi outro marco da festa, reunindo grande público e levando para o circuito da orla uma festa de abertura que normalmente só ocorria no Campo Grande. 

Já o Carnaval nos bairros ganhou mais força com a presença de grandes artistas, como Pepeu Gomes, Gerônimo e Stomp, no palco da Liberdade; Ju Moraes e Adão Negro em Cajazeiras; Gerônimo, Ara Ketu e Paulinho Boca de Cantor, em Itapuã; e BaianaSystem e Viola de Doze em Periperi. Já o Palco do Rock, que completou 20 carnavais, reafirmou seu espaço cativo na folia, com grande público todos os dias.

Outro destaque foram as mudanças no circuito do Centro, tais como a abertura de uma grande praça em frente ao TCA, com a relocação dos camarotes e praticáveis, dando maior visibilidade aos artistas por parte do folião pipoca. A saída da Rua Carlos Gomes do percurso, compensada com a ampliação no início do percurso, que deixou de ser a passarela do Campo Grande e passou a ser a frente do Hotel Sheraton da Bahia, também trouxe mais conforto ao folião e maior aproveitamento do Campo Grande.

A Vila da Diversidade, no Largo Dois de Julho, foi o grande destaque em termos de criação de espaço alternativo. O local teve picos de público de mais de dez mil pessoas, reunindo primordialmente a comunidade LGBT, mas também abrigando crianças (teve bailinho infantil no domingo), idosos e muitos foliões que escapavam da avenida e iam curtir um carnaval com cara de baile de salão. Além de shows, a Vila contou com grande público nas apresentações de DJs, que invadiam a madrugada. O ponto alto foi o Concurso de Fantasias, na segunda-feira (3) à noite.

Até as 6h desta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 5.486 atendimentos nos módulos de assistência à saúde instalados nos circuitos da folia – um decréscimo de 18% do número de atendimentos em comparação com o Carnaval de 2013. Do total de casos deste ano, 82% foram clínicos; 8% cirúrgicos, 6% ortopédicos e 4% de bucomaxilofacial.

No caso das lesões de face e boca, também foi verificada uma redução de 32% no total de procedimentos realizados (intervenções em traumas de face) em relação a 2013, quando foram registrados 370 casos. Das 250 intervenções realizadas em 2014, o módulo Ademar de Barros liderou o número de ocorrências (52), seguido pelos da Montanha (51), Piedade (47) e Sabino Silva (27). O sexo masculino concentrou 86% dos atendimentos. O módulo Ademar de Barros liderou em número de atendimentos com 15% (817), Piedade 14% (773), Shopping Barra 11% (595), Sabino Silva 11% (582) e Farol da Barra 10% (548).

As cinco principais causas de atendimento foram as agressões físicas (879), seguidas por ferimento acidental (531), intoxicação alcoólica (517), tontura (499) e cefaleia (459).

Da noite de quinta-feira (27) às 6h desta quarta-feira (5), a Transalvador registrou 400 acidentes, com 58 feridos e sete vítimas fatais. O órgão municipal autuou 4.837 condutores e removeu 1.045 veículos ao pátio do órgão, localizado no Vale dos Barris.

Tags: atendimentos, folia, Organização, ruas, Salvador

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.