Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

País

Apesar de queda, USP segue entre universidades com melhor reputação

Portal Terra

A Universidade de São Paulo (USP) garantiu seu lugar como única brasileira entre as universidades com melhor reputação no mundo pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, porém, amargou uma queda: antes figurando entre a 61ª e a 70ª posição, a USP agora ficou na faixa das 81-90 melhores - a posição exata não é indicada após os primeiros lugares. Ainda assim, permanece como destaque não somente no Brasil: assim como em 2013, é a única representante da América do Sul no topo da lista das instituições de ensino superior mais prestigiadas por acadêmicos, conforme ranking divulgado nesta quarta-feira pelo instituto britânico Times Higher Education (THE).

Conheça as 10 universidades com melhor reputação no mundo

A queda na reputação da USP é vista com preocupação pelo editor do ranking, Phil Baty, que destacou ainda o declínio - em menor grau - de renomadas universidades britânicas e a supremacia dos Estados Unidos. Ele alertou para possíveis consequências, afirmando que "sem ações significativas, (a USP) pode entrar em uma espiral para baixo". Foi ainda por conta desse aspecto que a instituição brasileira caiu na lista das 200 melhores universidades do mundo, no ano passado, depois de constar por dois anos na elite do ensino global.

"Parece ser o caso de a comprovada excelência da universidade em áreas fundamentais simplesmente não estar sendo reconhecida em partes importantes do mundo. Na Ásia, por exemplo, onde há um extraordinário progresso e investimentos no ensino superior, a USP parece ser pouco divulgada. A verdadeira internacionalização poderia ajudar a instituição a perceber seu potencial," garantiu o britânico.

Universidades americanas lideram ranking de reputação

O ranking de 2014 reforçou a presença de um "grupo de elite" americano e britânico, de acordo com Phil Baty. O top 100 é mais uma vez liderado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e o único outro país que aparece entre as 10 melhores é o Reino Unido. Mesmo se destacando em rankings como esse também no ano passado - e em edições anteriores -, foram os EUA que mais ganharam posições no topo: antes em 6º, a Universidade Stanford subiu para o 3º lugar, empurrando para baixo as prestigiadas universidades de Cambridge e Oxford.

Os Estados Unidos têm oito universidades entre as 10 com mais prestígio, seguido apenas pelo Reino Unido. O ranking de 2014 das 100 universidades com melhor reputação foi elaborado a partir de uma pesquisa com 10.536 respostas de acadêmicos de diversos países, realizada no ano passado pela empresa Ipsos MediaCT para a revista Times Higher Education. Ao todo, 20 países estão representados na lista.

Tags: mundiais, ranking, reputação, são paulo, universidades

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.