Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

País

Gandhy abre o desfile dos 65 anos 

Jornal do Brasil

Com uma cerimônia religiosa no Largo do Pelourinho na tarde deste domingo, o afoxé Filhos de Ganhdy pediu paz para o Carnaval de 2014. Neste ano, o afoxé mais tradicional da Bahia comemora 65 carnavais levando mais de 6.000 integrantes para as ruas com seus turbantes, indumentária típica em azul e branco e sandálias inspiradas na tradição indiana. 

Desde o início da tarde, a movimentação é grande nas escadarias da Fundação Casa de Jorge Amado, onde são vendidos ornamentos, costureiras ajustam turbantes comprados de última hora. 

Um sapateiro com sua bancada na porta da agremiação, na Rua Maciel de baixo, corta e costura as sandálias para ficarem sob medida. Aos 76 anos, Derivaldo de Santana já está pronto para acompanhar a cerimônia. Desde 1968 ele integra a bateria do afoxé, onde toca agogô ou gâ, como disse ser o nome do instrumento na nação Keto.

"Toda vez é uma emoção diferente, só ver esse branco todo na rua é uma benção de Deus". Neste ano o Gandhy tem como tema "Gandhy - Tradição, Religião, Fé e Respeito - Uma reverência aos Templos dos Orixás".  

Tags: afoxé, desfiles, filhos, gandhi, Salvador

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.