Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

País

Carnaval de SP vence chuva e imprevistos

Portal Terra

O Grupo Especial do Carnaval de São Paulo chegou ao fim na manhã deste domingo (2) e comemorou 14 desfiles realizados sem grandes problemas. Apesar de a festa no Sambódromo do Anhembi ter sido iniciada sob muita chuva – até granizo caiu na avenida, sobre a Leandro de Itaquera –, todas as agremiações conseguiram superar as poucas adversidades que tiveram e, sem grandes falhas, completaram as apresentações.

O Carnaval de São Paulo também encantou pela presença de beldades nas escolas do Grupo Especial, sejam elas famosas ou anônimas. Destaques nas agremiações, destacaram-se personalidades como Ellen Rocche, Thaila Ayala, Sabrina Sato, Andressa Urach, as irmãs Tati e Ana Paula Minerato, Livia Andrade, Luiza Ambiel e Gracyanne Barbosa. 

A temática dos desfiles chamou a atenção em 2014: a maioria das escolas optou por enredos “subjetivos”. Das 14 agremiações, somente cinco prestaram tributos na avenida: o ex-atacante Ronaldo (Gaviões da Fiel) e o cantor e compositor Dorival Caymmi (Águia de Ouro) ganharam homenagens. São Jorge foi cultuado pela Acadêmicos do Tatuapé, enquanto as cidades de Paulínia (SP) e Foz do Iguaçu (PR) apareceram nas apresentações de Vai-Vai e Tom Maior, respectivamente.

Em alguns momentos, entretanto, alguns temas acabaram se repetindo na avenida. No primeiro dia, por exemplo, Rosas de Ouro e Dragões da Real exibiram personagens semelhantes – a primeira escola tratava do ciclo da vida e de momentos inesquecíveis, enquanto a segunda tinha a década de 1980 como enredo. Já na madrugada de domingo, a metáfora do fênix, que renasce das cinzas, foi representada pela Gaviões da Fiel e pela bicampeã Mocidade Alegre, que celebrou a fé.

Nos enredos do Carnaval deste ano, prevaleceram temas mais abrangentes, como futebol, fé, felicidade... Até a loucura virou tema: pautou a performance da X-9 Paulistana, que mesmo sob chuva forte realizou um desfile bastante animado na madrugada de sábado. Ainda sobre uma pista molhada, a Acadêmicos do Tucuruvi se fez notar ao colorir o Anhembi e enchê-lo de magia ao representar o imaginário infantil.

São Paulo, uma das principais sedes da Copa do Mundo de 2014 e cidade que receberá a abertura da competição, em 12 de junho, exaltou o futebol nas apresentações de duas escolas. A Leandro de Itaquera abriu o Grupo Especial ainda nas últimas horas de sexta-feira tinha o esporte bretão como carro-chefe do enredo. No dia seguinte, a Gaviões da Fiel celebrou a carreira de Ronaldo, duas vezes campeão do mundo pela Seleção Brasileira e maior artilheiro da história das Copas.

No Anhembi, Carnaval paulistano apresenta poucos contratempos

Poucas escolas de samba do Grupo Especial enfrentaram problemas em seus desfiles. O mais aparente aconteceu quando a Tom Maior se preparava para entrar na avenida e fechar o primeiro dia de apresentações: o abre-alas da escola enguiçou, e os integrantes não conseguiam colocar o veículo na passarela.

A solução encontrada pela organização foi improvisar um reboque com cordas e empilhadeiras. A escola entrou na avenida com nove minutos de atraso, mas concluiu a apresentação dentro do limite de 65 minutos. A emoção ficou evidente no semblante dos integrantes, que chegaram a chorar quando o portão foi fechado.

Já no segundo dia, nenhuma escola enfrentou grandes imprevistos com alegorias. A Nenê de Vila Matilde, que representou as paixões proibidas, viu o último integrante da escola deixar a passarela do Anhembi no último dos 65 minutos permitidos de desfile, mas conseguiu cumprir o regulamento.

Susto maior passaram outras três escolas, que tiveram integrantes ou membros da direção enfrentando problemas de saúde. A presidente da Mocidade Alegre passou mal, uma porta-bandeiras da Pérola Negra desmaiou e um membro da comissão de frente da Águia de Ouro sofreu uma convulsão.

A campeã do Grupo Especial do Carnaval 2014 de São Paulo será conhecida na terça-feira. A apuração dos votos está marcada para as 16h (de Brasília).

Tags: anhembi, desfiles, escolas, samba, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.