Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Mais de 400 mil passageiros viajam pelos aeroportos paulistas no Carnaval

Agência Brasil

Pelo menos 430 mil pessoas devem passar pelos aeroportos paulistas entre hoje (28) e a próxima quarta-feira (5). Somente Congonhas, na capital paulista, deve receber 268,8 mil pessoas, segundo a estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No ano passado, o movimento no período reuniu 216,2 mil pessoas.

De acordo com a Infraero, o pico da movimentação ocorre hoje (28), quando são esperadas 59,3 mil pessoas, cerca de 10 mil pessoas a mais que em dias comuns. Em todo o país, são esperados 3,1 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa.

Nos outros aeroportos paulistas, a expectativa é também de movimento intenso. Viracopos, na cidade de Campinas, espera um público em torno de 160 mil no período do carnaval. Isso significa um crescimento de 10% por dia no fluxo de passageiros. Os picos devem ocorrer hoje e no retorno, na próxima quarta-feira.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que foi concedido à inciativa privada em novembro de 2012, não fez uma projeção sobre o número de passageiros que passarão pelos terminais. O aeroporto, que tem a maior movimentação da América Latina, registra normalmente cerca de 900 voos diários. Em 2013, Cumbica recebeu cerca de 36 milhões de passageiros.

A assessoria de imprensa de Cumbica informou que o terminal terá operação especial para o carnaval, com reforço na equipe. No total, 360 funcionários vão atender ao aumento na demanda. “Estarão distribuídos em pontos estratégicos dos terminais, como o saguão do aeroporto, as áreas de check-in, raios X, imigração e esteiras de restituição de bagagem”, informa a concessionária.

Desde a última quarta-feira (26), passageiros vêm enfrentando problemas em Cumbica. Uma queda de energia deixou, na quarta-feira, os sistemas de Cumbica sem operar durante 20 minutos. Um voo precisou ser transferido para outro aeroporto e pelo menos 12 registraram atraso. Na madrugada de hoje, 15 voos partiram com atraso e quatro foram cancelados por causa do tráfego aéreo intenso, provocado pelo mau tempo.

Tags: Carnaval, feriado, folia, movimento, passageiro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.