Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014

País

PR: Curitiba amanhece sem ônibus nas ruas no 1º dia de greve dos rodoviários

Portal Terra

?Os curitibanos estão enfrentando na manhã desta quarta-feira a paralisação nos serviços de transporte coletivo, após a decisão de motoristas e cobradores de entrarem em greve a partir da meia-noite. Não há ônibus circulando pela cidade, o que afeta diretamente a população.

Às 7h, com o início do horário de pico, as estações-tubo e os pontos de ônibus já estavam vazios depois que os usuários dos ônibus receberam a informação da greve. O trânsito também está mais congestionado do que normalmente acontece. A opção de muitas pessoas foi utilizar a bicicleta. Os ciclistas estão circulando pelas canaletas onde normalmente existe grande movimento dos ônibus expressos.

As garagens das empresas de ônibus estão fechadas. A falta de circulação de ônibus vai contra a decisão da Justiça do Trabalho, que determinou ontem que 70% dos ônibus circulem nos horários de pico e 40% da frota em outros horários.

Na assembleia de ontem à noite, quando foi definida a greve, a categoria disse que ainda não havia sido informada da decisão e que paralisaria o serviço totalmente. Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), a adesão à greve é de 100%.

A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerência o transporte coletivo na capital paranaense, está cadastrando carros particulares para iniciar o serviço de lotação, diante da greve de motoristas e cobradores. Esse tipo de transporte deverá ser feito apenas por veículos cadastrados pela prefeitura e a tarifa não pode ser superior a R$ 6. A Urbs informou que a decisão judicial que garante parte das frotas na rua foi entregue ao Sindimoc ainda ontem e confirma 100% de adesão à greve. A paralisação afeta 2,3 milhões de passageiros, que utilizam diariamente a Rede Integrada de Transporte, que atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Tags: coletivo, greve, paralisação, Sul, transporte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.