Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

País

Escola improvisa atendimento a alunos em banheiros no RS

Portal Terra

Uma escola de Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, vem funcionando desde março do ano passado de maneira improvisada, com duas salas de atendimento a alunos adaptadas no que antigamente eram banheiros. Há um ano, a Escola Municipal Dom Pedro I decidiu demolir um prédio com problemas de infraestrutura onde funcionavam quatro salas, além da cozinha e do refeitório. Até hoje o projeto não saiu do papel.

"Esse prédio estava com problemas na infraestrutra. Decidiu-se fazer um novo projeto, demolir esse prédio, em vez de fazer uma reforma, porque ele já não dava conta do número de alunos", afirmou a diretora da escola, Vânia Maria dos Santos Lima. Segundo ela, adaptações no projeto para que comportasse o número de alunos do colégio, cerca de 600 estudantes, atrasou a finalização da obra. 

"A gente está neste ambiente adaptado na expectativa de um atendimento melhor. A gente sabe que está demorando", afirma a diretora. Com a demolição do prédio, a cozinha passou a funcionar em uma sala de aula, e o refeitório ocupa uma parte do saguão da escola. Duas salas foram adaptadas em banheiros que não eram utilizados no último piso do prédio. Esses banheiros hoje são usados como sala de recursos, onde são atendidos alunos com dificuldade de aprendizagem, e sala de orientação educacional.

Além disso, uma sala que reunia os materiais para Educação Física foi improvisada em um depósito. A sala de vídeos da escola, que antes atendia alunos no prédio demolido, não existe mais. Agora, atividades com vídeo são feitas nas próprias salas de aula.

A planta do do novo prédio está em processo de aprovação e orçamento na Secretaria de Planejamento da cidade. Somente depois disso é que deve ser aberto o processo de licitação para a construção que, segundo a diretora, deve começar neste ano.

Tags: . aula, RS, salas, sanitários, transformados

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.