Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

País

Governo faz investida publicitária contra álcool para adolescentes

Portal Terra

A partir desta segunda-feira, entra em circulação uma campanha publicitária contra o uso de álcool por crianças e adolescentes em quatro praças-chave durante o Carnaval: Rio de Janeiro, Salvador, Recife/Olinda e Belo Horizonte/Ouro Preto. A publicidade tem um curto de R$ 5 milhões.

“A campanha foi muito discutida no tocante ao seu conteúdo. É uma abordagem com uma linguagem própria para adolescentes”, explicou o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano. O tom das peças é descontraído e, segundo o secretário, abordagens que trazem medo não são eficazes.

As propagandas exibidas à imprensa na tarde desta segunda-feira mostram jovens que perdem alguma oportunidade de diversão por estarem alcoolizados. Os roteiros têm a ver com o tema da campanha, “Bebeu, perdeu”, e são finalizados com o slogan “curta a adolescência sem beber”.

Apesar da preocupação do governo com o consumo precoce de álcool, é visível a falta de dados oficiais sobre o assunto. O governo se sustenta em duas pesquisas realizadas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), das quais uma aponta cenário de 2004. A mais recente, divulgada em 2010, e feita a partir de uma amostra de estudantes da educação básica nas redes pública e privada, mostra que 60% dos entrevistados já haviam experimentado bebida alcoólica ao menos uma vez na vida.

Tags: álcool, campanha, jovens, motoristas, publicidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.