Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

País

Cães e gatos recebem vacina contra raiva de graça hoje em Brasília

Agência Brasil

Cães e gatos podem ser vacinados gratuitamente contra raiva neste sábado (22) em Brasília. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal montou 175 postos de vacinação em áreas urbanas, para aplicar a antirrábica nos animais. A campanha termina hoje às 17h de hoje e, na saída, o dono do animal leva para casa um cartão de vacinação como comprovante. A campanha para os cães e gatos de áreas rurais será no dia 22 de março.

Para Eunice Vale, dona da cadelinha Nina, de 2 anos, a vacinação é importante para preservar a saúde do animal. Frederico Coutino, dono da Mel, de 4 anos, acredita que vacinar de graça é essencial, já que existem pessoas que não tratam da saúde do seu cão ou gato da forma adequada, se tiverem de pagar por isso. "Esse acesso da população torna a prevenção da doença mais fácil", explicou Frederico.

De acordo com a agente de vigilância animal, Lucimar Martins, o risco de não vacinar é alto. A raiva é uma doença infecciosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos - homem, cão, gato, morcegos e outros animais. Causada por um vírus, a transmissão se dá por meio da saliva. A infecção ocorre por mordidas, lambidas, arranhões ou contato com ferimentos.

De acordo com a diretora da Vigilância Ambiental em Saúde do DF, Kênia Cristina de Oliveira, o objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura dos bichos vacinados. "Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade e aqueles vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias“, informou.

Tags: animal, antirábica, contra, SAÚDE, vacinados

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.