Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

País

Saito falará a parlamentares sobre compra de novos caças da FAB 

Agência Senado

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, comparecerá na próxima quinta-feira (27) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)  para falar sobre a recente decisão do governo brasileiro de adquirir 36 caças suecos Grippen, para reequipar a Força Aérea Brasileira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que presidiu a reunião da comissão.

Requerimento assinado pela própria senadora – e aprovado ao final da reunião da CRE – estabelece que a audiência pública para tratar do tema, com a presença do comandante da Aeronáutica, será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Manifestações

A comissão aprovou também requerimento de informações ao ministro-chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, a respeito de denúncias de monitoramento de partidos e organizações populares por parte da Agência Brasileira de Informações (Abin), com a finalidade de coletar informações sobre manifestações populares ocorridas recentemente no país.

Inicialmente Randolfe havia apresentado um requerimento de convite a Elito para comparecer à comissão e apresentar pessoalmente uma explicação a respeito das denúncias. O senador disse ter aceitado, após conversar com assessores da Abin, transformar sua proposta inicial em um pedido de informações ao governo. Mesmo assim, ele criticou o monitoramento de partidos e movimentos sociais.

Tags: . brasileira, aérea, compra, força, jatos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.