Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

País

Dilma não pedirá extradição de Pizzolato a presidente italiano, diz governo

Portal Terra

Em viagem à Europa, a presidente Dilma Rousseff se encontrará com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, em meio a um impasse entre os dois países sobre a extradição de Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão que aproveitou cidadania italiana para fugir do País. Ele foi preso na cidade de Maranello e as autoridades brasileiras querem que ele seja enviado ao Brasil para cumprir sua pena de 12 anos e 7 meses de prisão.

Segundo o subsecretário-geral político do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, embaixador Carlos Antonio Paranhos, responsável pelas relações com a Europa, Dilma não aproveitará a agenda oficial para pedir a extradição do condenado.  “O processo de solicitação de extradição tem suas vias próprias. Temos mecanismos de cooperação judiciária com a Itália e não vejo porque a presidenta deva suscitar essa questão”, afirmou.

No momento, a Procuradoria-Geral da República está preparando um pedido formal de extradição junto às autoridades italianas. A solicitação deverá ser entregue amanhã, segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No encontro bilateral com o chefe de Estado italiano, Dilma deverá tratar majoritariamente de questões comerciais. A Itália é o oitavo parceiro comercial do Brasil e o volume de comércio entre os dois países é de US$ 11 bilhões.

Visita ao Vaticano

A viagem de Dilma é motivada, sobretudo, pelo consistório de Dom Orani Tempesta, recém-nomeado cardeal pelo papa Francisco. Segundo Paranhos, o gesto da Santa Sé reforça a projeção do Brasil e da América Latina no âmbito da Igreja Católica.

A presidente terá ainda amanhã uma audiência com o papa e deverá tratar de assuntos como inclusão social, combate à pobreza e à discriminação. O embaixador Paranhos não confirmou, no entanto, se a presidente convidará o pontífice para vir ao Brasil durante a Copa do Mundo.

Tags: extradição, Mensalão, presidentes, roma, viagem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.