Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

País

SP: cidade de Salto decreta estado de alerta e anuncia racionamento de água

Agência Brasil

A prefeitura de Salto, cidade distante 105 quilômetros da capital paulista, decretou situação de alerta por causa do período de estiagem que compromete o abastecimento de água na cidade. O decreto será publicado neste sábado (15). A partir de segunda-feira, a prefeitura vai impor restrições, promovendo rodízios ou interrompendo o fornecimento temporariamente.

De acordo com a prefeitura, há um plano de racionamento que prevê o corte de água nos bairros. Se houver necessidade, o racionamento será feito entre 08h e 14h e aplicado em dias alternados em cada região da cidade. A ideia é evitar que toda a cidade seja atingida pelo rodízio ao mesmo tempo.

Pelo menos outras cinco cidades do interior paulista anunciaram medidas de racionamento. Em Diadema, a companhia de saneamento iniciou um rodízio no abastecimento entre bairros. Em Guarulhos, o revezamento ocorre em seis bairros.

Valinhos, na região de Campinas, adotou o racionamento. O município foi dividido em sete áreas, de acordo com os dias da semana, e duas ficam sem água duas vezes por semana, em dias intercalados.

A cidade de Itu está racionando água no período das 20h às 4h. Em Vinhedo, o racionamento ocorre desde dezembro. A cidade conta com um sistema de monitoramento que aponta as regiões onde o consumo está acima da média. Tais localidades podem ter o abastecimento suspenso de duas a três horas - ou até quatro, se a situação for crítica.

Tags: abastecimento, água, calor, consumo, racionamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.