Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

País

OAB: USP, federais de Viçosa e PE são as que mais aprovaram no exame

Na lista das dez melhores, são todas universidades públicas

Portal Terra

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a FGV Projetos lançaram estudo sobre o perfil dos candidatos do exame unificado, desde quando passou a ser realizado pela FGV Projetos, em 2010.  Além de oferecer um panorama do desempenho do estudante de Direito, o material também apresenta uma série de estatísticas de desempenho referentes às últimas nove edições e traça um perfil do ensino superior de Direito e do mercado profissional dos advogados no País.

Os destaques foram para a Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais de Viçosa, em Minas Gerais, e de Pernambuco que mais tiveram alunos aprovados nos últimos três Exames de Ordem. A USP, com o campus em Ribeirão Preto, obteve 85,7% de aprovados. A federal de Viçosa teve 75,8%; o campus da capital da USP, 70,9%; e a federal de Pernambuco, 69,3%. Na lista das dez instituições com os melhores índices de sucesso na prova, todas são universidades públicas.

O estudo utilizou amostras de examinandos “suficientemente grandes” para obter indicadores confiáveis para o desempenho das IES. Desse modo, para o cálculo da classificação optou-se por usar instituições  com 30 inscritos ou mais na prova. No entanto, para reduzir o número de IES excluídas, as estimativas de desempenho levaram em conta os resultados das três últimas edições do Exame. E no caso das IES que oferecem cursos de Direito em mais de uma unidade dentro de um mesmo município, estes foram agregados.?

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o balanço aponta também que nas últimas nove edições da prova, 397 mil se inscreveram na prova. Deles, 46% conseguiram a aprovação. Entre os aprovados, 44% obtiveram o resultado na primeira tentativa; 80% conseguiram em até três. Em relação às áreas do direito, o constitucional é o que mais possui aprovados (31%), seguido de civil (29%) e empresarial (20%). A menor proporção foi da área do direito do trabalho (13%).

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.O Exame pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada e que esteja no último ano do curso de graduação em Direito.

Tags: amostras, de, estudo, examinandos, grandes, o, suficientemente, utilizou

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.