Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

País

Desembargador federal Néfi Cordeiro (PR) é indicado para ministro do STJ

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

Brasília - O desembargador federal Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça,, na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, ocorrida em setembro do ano passado.

Escolhido pela presidente da República em lista tríplice aprovada pelo plenário do STJ, o atual desembargador, nascido em Curitiba (PR), será agora submetido a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e, posteriormente, terá o seu nome submetido à aprovação da Casa.

Néfi Cordeiro é bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba e engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado em direito público e doutorado em direito das relações sociais pela Universidade Federal do Paraná. Ele está no TRF-4 desde 2002. Antes de ingressar na magistratura, atuou no Ministério Público.

O indicado para o STJ pela presidente Dilma Rousseff disputou a indicação com os desembargadores Luiz Alberto Gurgel de Faria, do TRF da 5ª Região, e Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª Região.

Dos 33 membros do STJ – o mais importante tribunal do país depois do STF - 11 são escolhidos dentre desembargadores estaduais, 11 dentre desembargadores federais e os outros 11 dentre integrantes do Ministério Público e da advocacia.

Tags: dilma, indicação, justiça, Ministro, néfi, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.