Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

País

Paim pede a institutos federais que ampliem a formação de docentes

Agência Brasil

O ministro da Educação, Henrique Paim, pediu aos institutos federais que ampliem a formação de professores. Segundo o ministro, 8% das vagas nesses institutos são dedicadas a formação de docentes. Por lei, essa porcentagem pode chegar a 20%. O pedido foi feito durante a posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

"A rede federal é peça essencial na formação dos professores", disse o ministro, que relembrou o compromisso com a formação que assumiu no discurso de posse. "Esse compromisso, eu queria que fosse também da rede federal. Isso para mim é muito importante".

Atualmente, a rede federal é formada por 491 campi em funcionamento. Até o final do ano, o ministro disse que esse número chegará a 562. Paim destacou o papel "importante" da rede federal nas carreiras em química, matemática, biologia e física, áreas de maior carência no país.

"Olhando para o Brasil, vemos que ainda estamos distantes do considerado necessário, mas os institutos têm papel importante na formação dos professores. Agora, é intensificar isso, ampliar essa oferta", disse o novo presidente do Conif, Luiz Caldas.

Durante a cerimônia, Paim anunciou o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica: Aléssio Trindade. Ele é diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e assumirá no lugar de Marco Antonio de Oliveira.

Tags: educação, federal, magistério, Ministro, rede

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.