Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

País

Professores revoltam internautas com post sobre "pobre" em avião

Portal Terra

Um post com comentários de professores universitários do Rio de Janeiro causou revolta entre internautas. Postado na quarta-feira (05) na rede social Facebook pela professora da PUC-Rio, Rosa Marina Meyer, a imagem de um homem com bermuda e camiseta regata e o comentário: “aeroporto ou rodoviária?”

A imagem foi postada pela professora durante sua passagem pelo Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, em seguida uma série de comentários supostamente preconceituosos foram publicados por outros professores.

O primeiro a escrever foi Luiz Pedro Jutuca, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). No post ele escreveu: “o glamour foi para o espaço”. Em resposta a professora Rosa Marina afirmou: “Puxa, mas para glamour falta muito!!!! Isso está mais para estiva.”

Comentários foram encarados como preconceituosos pelos internautas
Comentários foram encarados como preconceituosos pelos internautas

Outra professora da PUC-Rio, Daniela T. Vargas, também comentou o post dizendo: “hehe, E sabe o que é pior? Quando esse passageiro senta exatamente ao seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque – claro – não respeita (ou não cabe) nos limites de seu assento”.

O post foi reproduzido no Facebook pelo perfil cômico Dilma Bolada. Nele, o comediante crítica a posição da professora ao dizer que: “Alguém tem que avisar esta senhora, que a pior pobreza que existe é a pobreza de espírito”. O comediante ainda concluiu em caixa alta, afirmando que tem pena do passageiro que foi exposto e que dividiu o voo com a professora. Até a publicação da reportagem, a crítica de Dilma Bolada aos professores teve 25 mil "curtir", 9 mil compartilhamentos e 7 mil comentários. 

Outro lado

Procurado pelo Terra, a Unirio enviou nota dizendo que o reitor Luiz Pedro Jutuca pede desculpas e "lamenta a repercussão e a má interpretação de seu comentário" e "que não pretendeu, em momento algum, manifestar-se de forma preconceituosa ou ofensiva". A nota ainda afirma que a intenção de seu comentário era sobre o estado dos aeroportos no Brasil.

A PUC-Rio também foi procurada para responder sobre o teor dos comentários de seus professores, mas a instituição afirmou que não se posicionará sobre o assunto.

Tags: aeroporto, comentários, infelizes, pobres, posts

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.